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segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Linguagens Infantis II

Retomando a conversa sobre o livro "Linguagens Infantis", onde o saber ler não é só entendido como a leitura das letras (códigos), mas também o saber interpretar de um aperto de mão, de uma placa de trânsito e um semblante diferente, etc..

Debate um: Maria Cristina Rizzoli cria um artigo de título "Leitura com letras e sem letras na Educação Infantil do norte da Itália". Maria fala da rede pública de Bolonha, trabalham com livros e crianças que ainda nao dominam os códigos.

Debate dois: Suely Amaral Mello cria o artigo "O processo de aquisição da escrita na Educação Infantil". Onde defende que o trabalho que está sendo realizado com as crianças da educação infantil e do ensino fundamental, principalmente quando se fala em aquisição da escrita, precisa de um peso científico. Por isso, atribui essas concepções aos pensamentos de Vigotsky.

Debate três: Melissa Cristina Asbahr, o artigo discutido é "Lá vem a história". Dessa vez é discutido itens de origem social, política ou estrutural quanto ao psicológico. 

Debate quatro: Heloísa Helena Pimenta Rocha fala do artigo "A Higienização da infância no “século da criança”", na qual ela usa a criança como objeto de intervenção higiênica e disciplinar.

Debate cinco:Mônica Appezzato Pinazza traz para a discussão o seguinte artigo: "Os pensamentos de Pestalozzi e Froebel nos primórdios da pré-escola oficial paulista: das inspirações originais não-escolarizantes à concretização de práticas escolarizantes". E fala sobre dados históricos do processo de implantação da educação pré-escolar em instituições oficiais em São Paulo.

Debate seis:  Zeila de Brito Fabri Demartini finaliza o debate com o artigo "Relatos orais sobre a infância e o processo de alfabetização". Em que há uma conversa com professores e professoras sobre o processo  de alfabetização no final do século XIX e primeiras décadas do século XX, e eles fazem umas espécie de auto-biografia quando precisam falar sobre como se veem em sala de aula, tanto da educação infantil, quanto no ensino fundamental.

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